quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O início de uma nova fase na educação


Até agora no decorrer deste curso de graduação em Pedagogia, o tema avaliação esteve em constante evidência. Meus professores, com raras exceções, sempre enfatizaram a importância de se realizar novas práticas que viessem a contribuir e até mesmo a modificar essa questão. A avaliação durante muitos anos foi construída apenas com base em notas que alunos tiveram em provas, testes etc. Hoje em dia, há uma grande preocupação a respeito deste método de avaliação... Os educadores passaram a questionar se este seria realmente a melhor forma de avaliar os alunos, e a partir de então surgiram novos métodos; um deles é o método da Avaliação Formativa.

Esse tipo de avaliação tem caráter democrático e serve para favorecer o desenvolvimento e as aprendizagens, proporcionando à alunos e professores uma reflexão quanto ao que está sendo ensinado (se os métodos educacionais estão obtendo resultados satisfatórios etc). Faz com que o aluno reflita a respeito de seu próprio desenvolvimento fazendo com que o mesmo perceba-se em constante movimento de mudança.

Em meio a tentativas de mudança a respeito da avaliação, surge o Portfólio Eletrônico, que além de ser uma prática de avaliação inovadora é também um suporte para a ancoragem do processo de produção do conhecimento do ao aluno. É um ambiente individual que caracteriza-se por um conjunto de produções do aluno em todo seu processo de aprendizagem e construção do conhecimento.

Existem alguns princípios para suas elaboração: 1º é preciso que alunos realizem uma reflexão, tomando decisões sobre como incluir suas produções (tendo a possibilidade de refazê-las sempre que necessário); 2º a construção e a elaboração de seus blogs, ou outras ferramentas que possuam o mesmo objetivo, são realizadas pelos próprios alunos; 3º é preciso ter criatividade, para saber transmitir o conhecimento de forma inovadora, interessante; 4º autoavaliação, é um dos principais desafios para os alunos, pois estes devem ter senso crítico e honestidade para avaliar suas próprias produções; 5º parceria, para que alunos e professores possam juntos participar do trabalho pedagógico; e por fim 6º autonomia, onde o aluno percebe que precisa trabalhar com autonomia.

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