quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Portfólio Eletrônico: vantagens & dificuldades

               O uso do Portfólio Eletrônico é um tema que sempre gera grandes polêmicas. Qual seriam então suas vantagens? Quais os desafios que teremos de enfrentar para poder utilizar este método de avaliação formativa?

O Portfólio possui um caráter inovador, proporcionando uma experiência única para aqueles que o utilizam, permite que o alunos acompanhem de perto sua evolução no processo de aprendizagem e possuam assim consciência do aprender, fornece uma certa sensação de liberdade, pois é um ambiente individual onde cada um pode expressar sua opinião sem medo de ser feliz...rs, articula teoria e prática, desenvolve a autonomia e a capacidades de manusear múltiplos recursos e possibilita a autoavaliação.

Porém, existem alguns problemas relacionados a produção dos portfólios. Dentre eles estão: o preconceito de alguns alunos perante a novas tecnologias, o medo em se expressar, pois muitas de nós alunos, nunca se depararam antes com a possibilidade de expressar nossas opiniões, a falta de estrutura de algumas escolas e faculdades etc.

Na minha opinião, a educação e o ambiente escolar devem acompanhar os avanços da sociedade. A escola é um ambiente de sociedade e deve ser encarada como tal. Com isso, não há porque não utilizar as novas práticas educacionais, desde que as mesmas venham a contribuir para a evolução da educação.

Um comentário:

  1. Gostei do seu post.
    Principalmente na parte em que
    você relata a nossa dificuldade em elaborar uma crítica,
    expressar publicamente nosso posicionamento em relação a
    um determinado tema.

    ResponderExcluir